sábado, 16 de julho de 2011

A TELEVISÃO BRASILEIRA

                                          http:edson-letraspreciosas.blogspot.com

A televisão brasileira não forma e nem informa, mas deforma o cidadão. Não há interesse nos programas informativos em trazer informações úteis e necessárias ao cidadão, mas em aumentar e manter a audiência. Desta forma têm-se cidadãos alienados e pobres em argumentos, facilmente manipuláveis.
Muitas vezes a massa populacional não tem meios de se informar através dos jornais escritos, pois aquele um ou dois reais que terá desembolsado para pagar o jornal faltará na hora do cafezinho ou mesmo na passagem a pagar quando retornar para sua casa após o trabalho. Então o que fazer para se tornar informado? A solução encontrada por muitos esta em assistir aos telejornais e o fazem crendo que terão as noticias com toda a sua verdade e na íntegra. No entanto não é isso que acontece, pois não são colocadas diante do telespectador noticias que de fato lhe serão úteis ou necessárias, mas noticias parciais e que somente interessam à empresa televisiva interessada em aumentar a audiência.
Nessa ânsia de obter maiores lucros as empresas televisivas não respeitam o cidadão interessando-se tão somente em chegar à frente na guerra televisiva. É assim, por exemplo, quando há uma transmissão sobre uma greve e no tumulto ocorre uma briga entre alguns manifestantes e a polícia. A emissora, ao perceber que mostrando o conflito da polícia com os manifestantes a audiência aumenta, não explica com precisão os motivos da greve ou as condições da classe que a faz. O cidadão vê somente uma parte da noticia e não a íntegra da noticia.
Nas transmissões políticas a parcialidade também é flagrante, pois não são poucas as vezes que a emissora se posiciona ao lado de determinado político e o maquia de acordo com o gosto popular camuflando seus defeitos e erros anteriores conseguindo com isso que seja eleito para, no futuro, lavar as mãos quando este mesmo político não corresponder ao esperado. Fica fácil para quem se debruça sobre o assunto perceber que a televisão brasileira manipula a maioria dos telespectadores alienando-os através de informações parciais, muitas vezes hiperbolizadas para atrair a atenção outras vezes com eufemismos para esconder um fato de grande repercussão e que causa grande indignação tudo de acordo com as necessidades da emissora.
Quanto ao cidadão pensa estar informado e que é conhecedor do que ocorre ao seu redor, mas sem conseguir ler nas entrelinhas, torna-se massa de manobra nas mãos de indivíduos sem escrúpulos, permanece alienado sem argumentos quando questionado e com a sensação de que nada sabe nem lhe foi explicado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário